Ganhe R$ 50 de desconto em seu Seguro Auto Youse

Ganhe R$ 50 de desconto em seu Seguro Auto Youse
Clique na imagem acima, simule, contrate e ganhe!

terça-feira, 21 de abril de 2015

Sou calouro no curso de Direito: O que devo comprar?

Esta, com certeza, é uma pergunta feita por 9 entre 10, senão por 10 entre 10 calouros do nosso importante, famoso, exigente, mas excelente curso de Direito. Visando responder essa pergunta encontramos e adaptamos um post do nosso blog parceiro (Diário de um Estudante de Direito) com as sugestões mais importantes para os calouros Graduandos em Direito.

Vade Mecum: No primeiro período/semestre o Vade Mecum será pouco utilizado pelos professores, principalmente porque as disciplinas desse período são mais introdutórias ou vão correlacionar o Direito a outras ciências, como IED (Introdução ao Estudo do Direito), psicologia, sociologia, ciências sociais, ciência política, português ou análise textual, metodologia científica, filosofia, história do Direito etc., sendo da letra de lei usado a LINDB e outras que pelo seu tamanho pode ser impressa. Portanto, Vade Mecum não chega a ser indispensável no primeiro período, mas caso queira ir se familiarizando com ele ou usá-lo como um "objeto de ostentação" ele terá sua utilidade.


Livros: É relativo, mas se você já quiser ir montando sua biblioteca é interessante comprar pelo menos um livro de cada disciplina, e se você não possui o poder aquisitivo necessário não se preocupe, os livros de Direito são facilmente encontrados em sites de hospedagem na nuvem (ex: minhateca), em blogs e nas redes sociais, em formatos epub e pdf e você pode ler em seu celular, tablet ou computador. 
Livros Indicados: De Ciência política podemos citar aqui: "Teoria do Ordenamento jurídico" do Norberto Bobbio é um dos principais. Não deixem de ler também, os clássicos "O caso dos exploradores de Caverna" do Lon Fuller; "O príncipe" de Maquiavel; "Os clássicos da política"; "A Política" de Aristóteles; Karl Marx "Manifesto comunista"; para IED recomendamos os livros de Paulo Nader e Miguel Reale. É interessante também a compra de um Dicionário Jurídico.

Tablet: Como a maioria dos livros você encontra em formato digital na internet, ter um tablet pode facilitar bastante a leitura, além de evitar carregar peso e ter toda a facilidade de marcar texto, sublinhar, comentar, anotar etc. com o aplicativo Adobe Reader. Eu uso e recomendo!

Abaixo alguns livros digitais dos recomendados acima:
*O caso dos exploradores de Caverna: faça o download clicando aqui
*O Príncipe de Maquiavel: clique aqui e faça o download;
*Os clássicos da Política (Vol. 2): Baixe em PDF clicando aqui;
*A política de Aristóteles: Baixe de graça também em PDF clicando aqui;
*Manifesto comunista: Baixe em PDF clicando aqui;
*IED de Tércio Sampaio: PDF, edição de 2003, para baixar clique aqui.

Bem-Vindos ao Clube dos Graduandos em Direito!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!